Depressão (parte 2): Os três passos para voltar a sorrir.


O primeiro passo para abandonar o estado depressivo é tomar a DECISÃO. A maioria das pessoas que fracassa, seja em uma dieta, nos estudos, no casamento, no compromisso de ir à academia, no trabalho, falha principalmente pela falta de uma decisão VERDADEIRA. Decidir verdadeiramente é não abrir margem para outra opção, não permitir um segundo sequer de EXCEÇÃO. Parece uma simples atitude, mas ela tem um efeito poderosíssimo no cérebro, pois serve para condicionar o indivíduo a manter-se naquele caminho específico.

Quando toma a DECISÃO diversos processos neuroquímicos acontecem no cérebro. Outros tantos processos neuro-elétricos. Tudo isto muda a dinâmica cerebral e a frequência de pensamentos. O cérebro controla o equilíbrio químico e hormonal do corpo com muito mais poder que os fatores externos. Então, um momento de reflexão e superação pessoal, onde você aceita, unindo razão e emoção(próximo artigo do Blog), TOMAR A DECISÃO. Na mesma hora um efeito acontece no seu corpo e uma nova energia nasce. Pronto! A primeira parte está feita.

A Decisão, aliada à DISCIPLINA garante que aquilo que você decidiu vai se prolongar ao longo do tempo. Muitas pessoas estão acostumadas a verem disciplina como uma obrigação, um fardo, e assim condicionam o assunto em sua mente. Ao invés de ser um “peso a carregar”, a disciplina é um grande aliado, sua "funcionária", sua auxiliar que irá manter sua decisão funcionando. A disciplina é a ferramenta do seu inconsciente para persistir. Anthony Robbins, autor de "Desperte seu Gigante Interior", leitura muito recomendada por este blogueiro, diz: "Não é o que fazemos de vez em quando que nos define, mas o que fazemos constante e repetitivamente." Então será necessário REPETIR sua superação e decisão TODOS OS DIAS!

E ainda sobre persistência chegamos à DETERMINAÇÃO. Decisão é uma atitude, é o passo a ser dado. Disciplina é uma prática, algo a treinar dia após dia. Determinação, por sua vez, é um sentimento. É onde você descobre a coragem para tomar a decisão.

Decisão, Disciplina e Determinação. Os três passos para voltar a sorrir. Nem sempre fazer isso sozinho é fácil. A Nível10 existe para servir de base de apoio, para alavancar esta mudança no seu jeito de encarar sua vida! Se você se identificou, procure-nos!


7 visualizações
Com sede em São Paulo, no Brasil, nossa Missão é ajudar pessoas e empresas a utilizar a Inteligência Emocional para criarem melhores resultados para si mesmas e para o mundo em que vivemos. Fazemos isso embasados em 5 valores fundamentais: Fé, Família, Trabalho, Integridade e Congruência.
© Nível 10 Desenvolvimento Humano - 2019
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
wb.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn