Constelação Familiar Sistêmica

A influência dos pais na vida de um ser Humano é largamente conhecida pela psicanálise de Freud, pela pedagogia e diversas outras escolas de pensamento. Mas até onde se extende, quando se inicia e qual a solidez desta influência é um assunto ainda em largo debate. Qual a parcela da genética, qual a da convivência e educação? O quanto este processo acontece de forma consciente e o quanto acontece de forma inconsciente?

Talvez você já tenha notado pequenos hábitos corriqueiros que repete dos seus pais, aqueles sem grande importância ou significado. E os grandes? E as crenças mais importantes que dirigem a sua maneira de conduzir sua vida profissional ou se relacionar com as pessoas que ama, ou ainda de cuidar da sua saúde e estilo de vida?

Estes também sofreram grande e significativa influência, parte consciente, parte inconsciente dos pais, e/ou pais substitutos, para aquelas pessoas que não foram criadas pelos pais biológicos.

Nosso trabalho atua de várias maneiras na qualidade desta relação pais e filhos, como o nosso principal treinamento de imersão. Entretanto, uma vertente em particular das terapias alternativas tem ganho enorme destaque nos últimos anos: a Constelação Familiar Sistêmica.

Bert Hellinger(1925-2019), psicólogo e filósofo alemão, criou este processo estudando as bases de terapia familiar de Virginia Satir, psicoterapeuta e doutor-honoris-causa em Ciências Sociais. Trata-se de promover o equilíbrio da história dos ancestrais familiares diretos, através de um processo fenomenológico de PsicoDrama, onde um grupo de pessoas "representa" os familiares para levar o indivíduo a enxergar de um ponto de vista externo as relações entre os familiares envolvidos.

As Ordens do Amor

Na Constelação trabalha-se três princípios para manter as relações familiares:

1) Pertencimento: quando um membro da família é excluído, intencionalmente ou não, emocional, física ou mentalmente, isso prejudica todo o Sistema Familiar, através de sutilezas, na maioria das vezes, não percebidas;

2) Hierarquia: quando os papéis de pais e filhos, ou irmãos, ficam invertidos, por motivos mais diversos, pessoas assumem funções psicológicas equivocadas e as atitudes e sentimentos desequilibram o Sistema;

3) Equilíbrio: quando um ou mais membros da família dão mais ou menos do que recebem, assumindo responsabilidades e gastando energia que seriam atribuídas a outro membro da família, este processo também afeta o Sistema.

O Processo da Constelação

Em uma sessão terapêutica onde pessoas convidadas representam os papéis dos familiares, com duração média de duas horas, você apresenta previamente sua queixa ou problema ao profissional e assim ele montará o sistema com os representantes. Vale lembrar que estes podem ser conhecidos ou não, sem interferir no processo.

Alguns consteladores atrelam o processo com correntes religiosas diversas. Fazemos questão de esclarecer que Constelação Familiar Sistêmica não tem ligação com nenhum tipo de religião nem se trata de um processo "espiritual", não tendo nenhum vínculo com coisas como "vidas passadas". Independente da crença do participante, do profissional e dos convidados, este é um processo FENOMENOLÓGICO, sendo considerado uma Terapia Alternativa Complementar.

Uso pelo SUS e sistema judicial do Brasil

O SUS, Sistema Único de Saúde, classificou a Constelação como um processo terapêutico válido, disponibilizando-o em sua rede. Além do Ministério da Justiça aprovar o seu uso em Mediações da justiça de família.

Como participar ou Constelar?

O processo é realizado todas as quintas-feiras em três horários: 15h, 17h30 e 20h.

 

Se você deseja CONSTELAR alguma questão sua, apenas preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

Para PARTICIPAR como Convidado, basta clicar no ícone do WhatsApp que fica à direita da tela, no canto inferior, e marcar sua participação. Cada Constelação comporta de 10 a 15 participantes, por isso pedimos a confirmação antecipada.

Por tempo limitado a participação como representante é gratuita.

Preencha abaixo e entraremos em contato:

logo3d_edited.png
Com sede em São Paulo, no Brasil, nossa Missão é ajudar pessoas e empresas a utilizar a Inteligência Emocional para criarem melhores resultados para si mesmas e para o mundo em que vivemos. Fazemos isso embasados em 5 valores fundamentais: Fé, Família, Trabalho, Integridade e Congruência.
© Nível 10 Desenvolvimento Humano - 2019
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
wb.png
logo3d_edited.png